Pesquisa Wikipédia, Fantástica

Ao pesquisar na Wikipédia sobre crase, assunto que utilizarei nas minhas aulas, achei bem bacana os casos proibitivos de uso da crase. Dê uma olhadinha para confirmar a veracidade desta informação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crase


terça-feira, 2 de março de 2010

Análise de recursos daq Web

Análise de recursos da web Obs.: desdee de 10 de fevereiro que já havia registrado essa tarefa)

Título do site: Portal do Professor
Endereço na Internet: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Os Conteúdos que mais me chamou a atenção, não por ter aberto o site, mais por ter feito uso do mesmo, foi a sala de aula, lá temos como planejar a nossa aula e principalmente, temos aula pronta para servir de diretriz para as minhas aulas, muito se aproveita das idéias já construídas. Outro fator relevante, temos nele acesso a Plataforma Freire, outro rumo a formação inicial, continuada, e até especialização, hoje inclusive me inscrevi em três opções de curso acho dez demais. Temos muitas outras coisas interessantes no portal do Professor. Veja um exemplo de sugestão de aula do Portal:
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Produzir releituras de forma criativa e com simplicidade.
Ampliar vocabulário.
Conhecer obras e vida de William Shakespeare e sua importância para a literatura inglesa e mundial.
Relacionar contextos históricos com atuais.
Desenvolver habilidades escritas e orais para comunicar o que aprenderam.
Interessar-se por leitura e produção de textos.
Interpretar e produzir textos poéticos a partir de análise de leituras.
Criar cartoons.
Duração das atividades
Oito horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos do uso do computador e de ferramentas do Blog e de criação de cartoon.
Pesquisa na Internet.
Estratégias e recursos da aula
Nesta aula estaremos unindo imaginação com linguagem escrita, assim é importante que o professor:
Acesse previamente os links.
Assista o vídeo com antecedência.
Use-o quando estiver seguro do que contém e como utilizar.
Lembre que a concentração do aluno adolescente não é como a de um adulto. Portanto assista os vídeos em partes.
Apresente o segmento escolhido.
Apresente itens para que o aluno observe e comente após a sessão.
Analise, mostre ao aluno o que é importante, com rápidos comentários.
Observe as reações dos alunos.
Após a sessão debata com a turma:
- O que é contado? Como?
- Personagens: quem são, que valores são apresentados, mensagens, ideologia, modelo de sociedade apresentado, contexto histórico, linguagem utilizada.
1ª atividade: ......... Maiores informações acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6808

Em relação ao Domínio Público, no endereço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp , certa vez nos pediram para usá-lo, pois estava a disposição e talvez deixaria de existir pelo pouco uso pelos professores, fui usá-lo, mais que tristeza achei enrolado demais, demorava muito a chegar onde precisávamos, quase desisti, mas hoje penso diferente, é também muito precioso e é rápido o acesso as informações tendo muito conteúdo que nos favorece.

10 de fevereiro de 2010 11:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário e impressões sobre
a visita a este Blog.