Pesquisa Wikipédia, Fantástica

Ao pesquisar na Wikipédia sobre crase, assunto que utilizarei nas minhas aulas, achei bem bacana os casos proibitivos de uso da crase. Dê uma olhadinha para confirmar a veracidade desta informação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crase


quinta-feira, 4 de março de 2010

“Diário de Bordo do módulo 4"

Realizei todas as atividades que estavam travadas, por ter um ambiente que não funcionava, hoje posso enviar meus deveres resolvidos, quando não dá pelo lugar certo, envio por outro mas vai, antes nem isso, dúvidas muitas, por exemplo hoje erro 5: O que é isso? pesquisei na Internet, mas confesso que não entendi e nem resolveu meu problema no envio, tive que postar em ambiente inadequado. Certeza? tenho todas de que um dia vou entender tudo isso, pois já aprendi bastante nesses últimos dias. Quanto ao trabalho da professora é tudo de bom, pena que o nosso tempo é pouco para fazer contato em todas as nossas dúvidas.
Sei que um dia nossa vida será melhor na distribuição do tempo, onde poderemos nos dedicar mais as atividades desejadas, pois tics é meu grande sonho de consumo. E aprender nunca é demais.

Análise do Projeto de uma amiga

Parabéns à Cilede Maria, mais uma vez provado o grande sucesso na elaboração de projetos o Projeto dela é: Geografia Americana, envolvendo as disciplinas: Geografia, Língua Portuguesa, História e artes. Gostei muito do trecho:
Na sociedade atual, o Professor de Geografia deve ser um profissional preocupado com sua qualificação profissional, bem como, com a desenvolvimento do senso crítico, intelectual, tecnológico e científico de seus alunos. Ok! realmente todos os professores deveriam ter essa preocupação, assim nossa clientela seria mais capaz! Sucessos Cilede Maria!!!!

Projeto Sarau

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL IZAURA MARIA DA SILVA

















PROJETO SARAU 2.010












PROFESSOR: JOÃO MONTEIRO DE MELO













Jussara-GO.
Fevereiro - 2.010



IDENTIFICAÇÃO




SECRETARIA MUNICIPAL DE JUSSARA: JUSSARA-GO

UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL IZAURA MARIA DA SILVA

PROFESSOR: JOÃO MONTEIRO DE MELO

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

TURNO: MATUTINO

CONTEÚDO: POESIAS DE DIVERSOS AUTORES INCLUINDO GOIANOS.

DURAÇÃO: ANO LETIVO DE 2.010

PÚBLICO ALVO: PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS E COMUNIDADE

LOCAL DE EXECUÇÃO: PÁTIO DA ESCOLA MUNICIPAL IZAURA MARIA DA SILVA
























JUSSARA/FEVEREIRO DE 2.010
APRESENTAÇÃO




Este é um projeto constituído de um plano de trabalho que estabelece um planejamento que integre as ações didáticas pedagógicas com as atitudes projetadas para garantir a utilização e dinamização da literatura na escola para o crescimento intelectual dos nossos alunos, funcionários, professores e comunidade, além de proporcionar momentos de prazer aos participantes de modo geral.




JUSTIFICATIVA




Este projeto tem como principal objetivo estruturar ações de promoção da leitura do acervo literário existente na escola e ainda como desafio delinear de forma resumida a interdisciplinaridade por considerá-la de extrema relevância e acreditar que por meio dela é possível dar um passo rumo ao despertar para o gosto da leitura. Pretende, portanto, envolver todos os professores num compromisso coletivo de fazer do aluno um leitor espontâneo, que o faz por prazer.
O êxito desse projeto consiste na cooperação e na troca do trabalho aberto ao diálogo e ao planejamento. Propusemos ser incansáveis na busca de atividades e metodologia para viabilizar o contexto desta ação e também tentar promover um canal de comunicação para desenvolver um trabalho de equipe em que toda ação seja de consenso.
Esperamos que ao dinamizar o trabalho com a leitura, aconteça novos rumos no sentido de promover por meio das práticas de leitura e de acesso a informação, a integração dos alunos ao tempo em que estão vivendo e competências de enfrentar um público sem medos.




OBJETIVO GERAL




Despertar vitalidade às atividades didáticas pedagógicas da escola, facilitando projetos interdisciplinares capazes de abrir mais alternativas culturais para os alunos e disponibilizar meios que facilitem o acesso ao exercício de enfrentar um público.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS




• Despertar no aluno o gosto pela leitura.
• Ampliar a vivência cultural dos alunos..
• Criar condições de incentivo a todas as formas de manifestações culturais.
• Promover a interação entre funcionários / professor / aluno/ comunidade.
• Valorizar a importância da leitura e do conhecimento como instrumento de transformação social e exercício da cidadania.
• Explorar o computador como recurso de pesquisa de textos, poesias, poemas com mais facilidade e comodidade.




CONTEÚDOS CONCEITUAIS




• Ler e interpretar vários tipos de textos etc.
• Reconhecer a importância da leitura enquanto cultura que contribui para a experiência individual e compreensão de vários momentos da vida no passado, presente e futuro.
• Reconhecer a importância da leitura como canal para o desenvolvimento do senso crítico.
• Reconhecer a importância do trabalho em equipe.




CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS




• Contar histórias
• Escrever poesias
• Participar de encontros e saraus
• Representar textos teatrais
• Organizar amostras de trabalhos para a sociedade
• Ilustrar poemas





CONTEÚDOS ATITUDINAIS




* adquirir uma nova forma de fazer, ser e pensar o mundo.
* Valorizar o silêncio.
* compartilhar experiências
* Refletir sobre a importância da leitura
* interessar – se pela cultura e pela arte
* Valorizar interagir e cooperar com os colegas
* Valorizar nossas raízes para gerar atitude de reconhecimento e orgulho de nosso país.




METODOLOGIA




Para desenvolver este projeto em parceria com os professores algumas atividades permanentes e eventuais serão trabalhadas através da metodologia de preferência deles.

• Pesquisa (dos alunos) sobre o autor das poesias escolhidas
• Promover concurso de contadores de histórias, poesia, poemas etc.
• Ensaios de representações teatrais


OBS: Trabalhar com informações significativas, que contribuam para formação cultural dos alunos.




CRONOGRAMA




Abril –Início

Novembro -Culminância







RECURSOS NECESSÁRIOS



Livros de poesias
Livros de poemas
Livros de histórias ( causos )
Papel cham-ex
Data-show, máquina fotográfica e computador
Tenda para momento da apresentação
Palco
Som potente
Microfones (em média de dois ou três )
Balinhas ou bombons para recepção ( dia da apresentação )
Iluminação
Cola quente e cola para: papel, isopor, tecidos
Cordão tipo barbante
tesoura
Plástico e papel a serem definidos metragem e tipo de cada um, depois de locada a tenda.




AVALIAÇÃO




Será feita através da observação do desempenho dos alunos no decorrer das atividades propostas, nos procedimentos e apresentação das poesias, poemas e histórias no dia da realização do sarau por uma equipe que irá compor o corpo de jurados, em média de cinco pessoas. Professores, funcionários e comunidade. O corpo de jurados deverão conhecer o potencial dos alunos, para perceberem o progresso nas avaliações.




BIBLIOGRAFIA




Biblioteca virtual,
Internet
Aprender e ensinar João Batista Araújo e Oliveira Cliofton Chadwick
Literatura Infantil Brasileira História E Histórias de Marisa Lajolo e Regina Zilberman
Dicionário de língua portuguesa e vários livros de literatura que serão utilizados para selecionar as poesias, poemas e causos a serem apresentados no dia do sarau.







Obs.: Não foi possível postar no inforum tentei umas 10 vezes aparece erro 5. por essa razão postei por aqui.