ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL IZAURA MARIA DA SILVA
PROJETO SARAU 2.010
PROFESSOR: JOÃO MONTEIRO DE MELO
Jussara-GO.
Fevereiro - 2.010
IDENTIFICAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE JUSSARA: JUSSARA-GO
UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL IZAURA MARIA DA SILVA
PROFESSOR: JOÃO MONTEIRO DE MELO
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
TURNO: MATUTINO
CONTEÚDO: POESIAS DE DIVERSOS AUTORES INCLUINDO GOIANOS.
DURAÇÃO: ANO LETIVO DE 2.010
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS E COMUNIDADE
LOCAL DE EXECUÇÃO: PÁTIO DA ESCOLA MUNICIPAL IZAURA MARIA DA SILVA
JUSSARA/FEVEREIRO DE 2.010
APRESENTAÇÃO
Este é um projeto constituído de um plano de trabalho que estabelece um planejamento que integre as ações didáticas pedagógicas com as atitudes projetadas para garantir a utilização e dinamização da literatura na escola para o crescimento intelectual dos nossos alunos, funcionários, professores e comunidade, além de proporcionar momentos de prazer aos participantes de modo geral.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como principal objetivo estruturar ações de promoção da leitura do acervo literário existente na escola e ainda como desafio delinear de forma resumida a interdisciplinaridade por considerá-la de extrema relevância e acreditar que por meio dela é possível dar um passo rumo ao despertar para o gosto da leitura. Pretende, portanto, envolver todos os professores num compromisso coletivo de fazer do aluno um leitor espontâneo, que o faz por prazer.
O êxito desse projeto consiste na cooperação e na troca do trabalho aberto ao diálogo e ao planejamento. Propusemos ser incansáveis na busca de atividades e metodologia para viabilizar o contexto desta ação e também tentar promover um canal de comunicação para desenvolver um trabalho de equipe em que toda ação seja de consenso.
Esperamos que ao dinamizar o trabalho com a leitura, aconteça novos rumos no sentido de promover por meio das práticas de leitura e de acesso a informação, a integração dos alunos ao tempo em que estão vivendo e competências de enfrentar um público sem medos.
OBJETIVO GERAL
Despertar vitalidade às atividades didáticas pedagógicas da escola, facilitando projetos interdisciplinares capazes de abrir mais alternativas culturais para os alunos e disponibilizar meios que facilitem o acesso ao exercício de enfrentar um público.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Despertar no aluno o gosto pela leitura.
• Ampliar a vivência cultural dos alunos..
• Criar condições de incentivo a todas as formas de manifestações culturais.
• Promover a interação entre funcionários / professor / aluno/ comunidade.
• Valorizar a importância da leitura e do conhecimento como instrumento de transformação social e exercício da cidadania.
• Explorar o computador como recurso de pesquisa de textos, poesias, poemas com mais facilidade e comodidade.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Ler e interpretar vários tipos de textos etc.
• Reconhecer a importância da leitura enquanto cultura que contribui para a experiência individual e compreensão de vários momentos da vida no passado, presente e futuro.
• Reconhecer a importância da leitura como canal para o desenvolvimento do senso crítico.
• Reconhecer a importância do trabalho em equipe.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Contar histórias
• Escrever poesias
• Participar de encontros e saraus
• Representar textos teatrais
• Organizar amostras de trabalhos para a sociedade
• Ilustrar poemas
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
* adquirir uma nova forma de fazer, ser e pensar o mundo.
* Valorizar o silêncio.
* compartilhar experiências
* Refletir sobre a importância da leitura
* interessar – se pela cultura e pela arte
* Valorizar interagir e cooperar com os colegas
* Valorizar nossas raízes para gerar atitude de reconhecimento e orgulho de nosso país.
METODOLOGIA
Para desenvolver este projeto em parceria com os professores algumas atividades permanentes e eventuais serão trabalhadas através da metodologia de preferência deles.
• Pesquisa (dos alunos) sobre o autor das poesias escolhidas
• Promover concurso de contadores de histórias, poesia, poemas etc.
• Ensaios de representações teatrais
OBS: Trabalhar com informações significativas, que contribuam para formação cultural dos alunos.
CRONOGRAMA
Abril –Início
Novembro -Culminância
RECURSOS NECESSÁRIOS
Livros de poesias
Livros de poemas
Livros de histórias ( causos )
Papel cham-ex
Data-show, máquina fotográfica e computador
Tenda para momento da apresentação
Palco
Som potente
Microfones (em média de dois ou três )
Balinhas ou bombons para recepção ( dia da apresentação )
Iluminação
Cola quente e cola para: papel, isopor, tecidos
Cordão tipo barbante
tesoura
Plástico e papel a serem definidos metragem e tipo de cada um, depois de locada a tenda.
AVALIAÇÃO
Será feita através da observação do desempenho dos alunos no decorrer das atividades propostas, nos procedimentos e apresentação das poesias, poemas e histórias no dia da realização do sarau por uma equipe que irá compor o corpo de jurados, em média de cinco pessoas. Professores, funcionários e comunidade. O corpo de jurados deverão conhecer o potencial dos alunos, para perceberem o progresso nas avaliações.
BIBLIOGRAFIA
Biblioteca virtual,
Internet
Aprender e ensinar João Batista Araújo e Oliveira Cliofton Chadwick
Literatura Infantil Brasileira História E Histórias de Marisa Lajolo e Regina Zilberman
Dicionário de língua portuguesa e vários livros de literatura que serão utilizados para selecionar as poesias, poemas e causos a serem apresentados no dia do sarau.
Obs.: Não foi possível postar no inforum tentei umas 10 vezes aparece erro 5. por essa razão postei por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário e impressões sobre
a visita a este Blog.