Pesquisa Wikipédia, Fantástica

Ao pesquisar na Wikipédia sobre crase, assunto que utilizarei nas minhas aulas, achei bem bacana os casos proibitivos de uso da crase. Dê uma olhadinha para confirmar a veracidade desta informação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crase


terça-feira, 2 de março de 2010

“Diário de Bordo da semana de 15 à 22/11/2009”

As atividades desenvolvidas foram tentativas mais tentativas e mais tentativas, pois meu blog esteve o tempo todo ou quase todo com problemas gravíssimos, sem chance de caminhar nas atividades eu fazia tentava postar mas não conseguia, dúvidas eram todas, dificuldades sem fim, desespero todo tempo, em ver o tempo passar e quase nada andar, certeza de que um dia ia dar certo, e que esse dia seria antes do fim, aprendi que no final tudo dá certo, troquei figurinhas com vários amigos, a Cilede me ajudou muito nas tentativas de postar tarefas, obrigado a essa criatura de Deus!! Em relação ao blog da escola Já temos o nosso criado em fase de ampliação. quer conhecê-lo visite: www.colegioestadualdombosco.blogspot.com
Veja lá o último trabalho postado foi o registro do trabalho coletivo do último sábado dia 27 - 02

Letr4amento Digital

Pode ver que postei no fórum em 10 de fevereiro esta atividade com a seguinte redação: Li e gostei do que disse valente sobre letramento digital que é diferente de alfabetização como muita gente confunde e ainda não está presente como deveria nas escolas, onde os professores, em sua maioria ainda são analfabetos digitais. Veja a fala dele em 2006 sobre o assunto Letramento digital:
Apesar do processo de letramento digital estar presente em toda a sociedade, mesmo que seja quase imperceptível, ele ainda não acontece nas escolas. Implantar essa nova consciência é o grande desafio.
Outros recursos, como o site de relacionamentos Orkut, a enciclopédia virtual Wikipedia, as comunidades de aprendizagem e o Ensino a Distância também são aliados no processo de letramento digital. Porém, apenas o uso de mídias não é suficiente. "Sem a presença do educador letrado digitalmente será difícil pensar que as novas tecnologias podem, sozinhas, revolucionar a educação", afirma Valente
Como podem ver não só ele mais outros estudiosos que ministram aulas academicas acham o mesmo e estou com eles "concordo em genero, número e grau", pois nós os dinamizadores que deveríamos saber um pouco mais ainda temos muito o que aprender.

10 de fevereiro de 2010 10:47

Análise de recursos daq Web

Análise de recursos da web Obs.: desdee de 10 de fevereiro que já havia registrado essa tarefa)

Título do site: Portal do Professor
Endereço na Internet: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Os Conteúdos que mais me chamou a atenção, não por ter aberto o site, mais por ter feito uso do mesmo, foi a sala de aula, lá temos como planejar a nossa aula e principalmente, temos aula pronta para servir de diretriz para as minhas aulas, muito se aproveita das idéias já construídas. Outro fator relevante, temos nele acesso a Plataforma Freire, outro rumo a formação inicial, continuada, e até especialização, hoje inclusive me inscrevi em três opções de curso acho dez demais. Temos muitas outras coisas interessantes no portal do Professor. Veja um exemplo de sugestão de aula do Portal:
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Produzir releituras de forma criativa e com simplicidade.
Ampliar vocabulário.
Conhecer obras e vida de William Shakespeare e sua importância para a literatura inglesa e mundial.
Relacionar contextos históricos com atuais.
Desenvolver habilidades escritas e orais para comunicar o que aprenderam.
Interessar-se por leitura e produção de textos.
Interpretar e produzir textos poéticos a partir de análise de leituras.
Criar cartoons.
Duração das atividades
Oito horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos do uso do computador e de ferramentas do Blog e de criação de cartoon.
Pesquisa na Internet.
Estratégias e recursos da aula
Nesta aula estaremos unindo imaginação com linguagem escrita, assim é importante que o professor:
Acesse previamente os links.
Assista o vídeo com antecedência.
Use-o quando estiver seguro do que contém e como utilizar.
Lembre que a concentração do aluno adolescente não é como a de um adulto. Portanto assista os vídeos em partes.
Apresente o segmento escolhido.
Apresente itens para que o aluno observe e comente após a sessão.
Analise, mostre ao aluno o que é importante, com rápidos comentários.
Observe as reações dos alunos.
Após a sessão debata com a turma:
- O que é contado? Como?
- Personagens: quem são, que valores são apresentados, mensagens, ideologia, modelo de sociedade apresentado, contexto histórico, linguagem utilizada.
1ª atividade: ......... Maiores informações acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6808

Em relação ao Domínio Público, no endereço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp , certa vez nos pediram para usá-lo, pois estava a disposição e talvez deixaria de existir pelo pouco uso pelos professores, fui usá-lo, mais que tristeza achei enrolado demais, demorava muito a chegar onde precisávamos, quase desisti, mas hoje penso diferente, é também muito precioso e é rápido o acesso as informações tendo muito conteúdo que nos favorece.

10 de fevereiro de 2010 11:16